A cirurgia a laser já tornou realidade o sonho de milhões de pessoas em todo o mundo, permitindo que a maioria delas realize atividades do dia-a-dia, como praticar esportes, dirigir e ver TV sem lentes corretivas. Outros benefícios apontados pelas pessoas operadas são: ver com nitidez quando acordam, levantar à noite e ver sem óculos, não ter que usar óculos que ficam embaçados nos dias úmidos, nadar e ver bem dentro e fora d’água.
A foto-ablação corneana (PRK) e a ceratomileusis assistida a laser (Lasik) são as técnicas cirúrgicas mais utilizadas pelos cirurgiões. Tanto a PRK quanto o Lasik dispensam internações.
Nos casos em que além da miopia, hipermetropia e astigmatismo, o paciente apresenta outros problemas relevantes, isto é, aberrações de alta ordem provocadas pelo filme lacrimal e por imperfeições no cristalino e no vítreo, os cirurgiões poderão sugerir a PRK ou Lasik personalizado, conforme o caso.
O excimer laser, um tipo especial de laser praticamente sem calor, é utilizado na cirurgia desde 1988.
A técnica PRK foi desenvolvida com o advento da correção visual a laser há 20 anos e desde então tem corrigido com sucesso os defeitos refrativos de pessoas em todo o mundo. O oftalmologista anestesia a córnea do paciente e remove uma pequena parte da superfície para o excimer laser ser aplicado.
Após aplicação do laser, coloca-se uma lente de contato para proteger a área tratada, para evitar infecção e reduzir o desconforto durante a cicatrização. É prescrito o uso de colírio por alguns dias.
O Lasik é uma técnica cirúrgica que torna a correção visual a laser uma experiência rápida e praticamente indolor. Observada a espessura adequada da córnea, o Lasik pode ser utilizado para correção tanto de altos quanto de baixos graus de miopia e de até moderados graus de hipermetropia e astigmatismo.
A maioria dos pacientes retoma numerosas atividades já no dia seguinte. É prescrito o uso de colírio por alguns dias.
A cirurgia a laser aplica-se à maioria das pessoas desde que elas tenham, pelo menos, 21 anos de idade, córneas saudáveis e satisfaça alguns critérios, como estabilidade do grau nos últimos doze meses. Existem algumas condições médicas em que a cirurgia não é recomendada.
A cirurgia não corrige a presbiopia, causadora da necessidade de óculos para perto a partir dos 40 anos. Se Você estiver próximo(a) desta idade, o oftalmologista poderá planejar a cirurgia para deixar um dos olhos ligeiramente míope. Isto retardará o uso de óculos para perto.
É importante que Você se submeta à cirurgia bem informado(a). Durante a consulta de avaliação, o oftalmologista irá lhe dizer se a cirurgia aplica-se ao seu problema e lhe falar sobre os benefícios e riscos do procedimento. Ao analisar as razões pelas quais Você não deseja utilizar lentes corretivas, ele irá ajudar Você a decidir se suas expectativas sobre a cirurgia poderão ser satisfeitas.
Além de profissionais capacitados a lhe oferecer atendimento de elevado nível ético, humano e técnico, a Unidade de Cirurgia Refrativa da Universidade de São Paulo possui infra-estrutura e instalações com modernas tecnologias para correção a laser da miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Você pode nos enviar um email, mensagem ou telefonar.
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 05402-000