Evitar aglomerações é um dos princípios do combate à pandemia de Covid-19. Neste contexto, evitar procurar um pronto-socorro, usualmente lotado, é uma importante medida para reduzir seu risco de contaminação. Devemos ter em mente quais os sinais e sintomas de alerta de quadros oculares mais graves e que devem ser avaliados prontamente por um médico oftalmologista.
Dentre os principais sintomas, uma redução súbita da visão é o que mais preocupa. Tanto uma perda generalizada da visão com perdas de partes do campo devem ser valorizados, de um ou dos dois olhos. Esta perda não melhora com o uso de óculos e não é apenas para uma distância (longe ou perto). Neste caso, deve-se buscar o médico oftalmologista prontamente.
Outro sintoma que precisa de avaliação imediata é a dor ocular, que não cede a um analgésico comum, especialmente se acompanhada de outros sintomas (secreção, baixa da visão). Desconforto ocular, especialmente relacionado ao esforço visual prolongado, que melhora com descanso pode ser avaliado com mais calma, num momento de menor risco.
Um grupo especial de pacientes, que merece atenção redobrada, é o daqueles que realizaram cirurgia recente. Nestes pacientes, o limiar para a procura do serviço oftalmológico deve ser menor.
O uso consciente dos serviços de saúde evita riscos desnecessários e optimiza o atendimento daqueles com maior necessidade.
Dr. Pedro C. Carricondo
Médico Assistente - Hospital das Clínicas da FMUSP
Diretor do PS -Oftalmologia do HC FMUSP
Vice-chefe do setor de Catarata do HC FMUSP
Coordenador do Grupo Geek Vision
registre seu contato