PERSPECTIVAS E PROCESSOS DE MELHORIAS FUTURAS
No planejamento futuro o programa pretende:
– Manter o forte estímulo à produção científica em revistas de alto impacto e o estímulo à cooperação internacional tanto nos projetos de pesquisa como em visitas de intercâmbios (visitas e recebimento de visitantes) entre docentes a Instituições de Pesquisa de destaque internacional.
– Estimular ainda mais as atividades de ensino a distância, possibilitando maior participação de pesquisadores de outros estados e do exterior.
– Aumentar a participação de alunos em atividades de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior, em centros de excelência internacional
– Manter o estímulo forte ao programa de pós-doutorado, de tal forma a manter o fortalecimento das linhas de pesquisa e facilitar a promoção da renovação e ampliação do programa.
– Estimular a captação de recursos para pesquisa em agências oficiais e aumentar o número de bolsistas com produtividade em pesquisa entre os docentes assim que as condições econômicas das agencias possibilitar.
-Melhorar a avaliação dos alunos durante o curso. O programa e a comissão de pós-graduação da FMUSP avaliam regularmente os docentes por ocasião do seu credenciamento e recredenciamento. O PPG pretende que a avaliação durante o curso o aluno seja anual, formalmente realizada através de relatórios acadêmicos, no qual deve relatar as atividades desenvolvidas durante o ano, detalhar o andamento de sua pesquisa e a realização das disciplinas. Essa avaliação será realizada a partir de 2021 por uma comissão composta por três docentes do programa e um discente.